Prêmio Sérgio Storch
Sérgio Storch
Sérgio Storch foi um polinizador e engenheiro das relações humanas.
Era um sonhador que nunca desistiu de ver o lado bom da vida. Transmitiu com simplicidade e humildade a muitas das pessoas que cruzaram seu caminho (começando por seus filhos) valores de comunidade, de união, de escuta e de amor incondicional.
Homem de ação, dedicou grande parte da sua vida a articular e organizar iniciativas coletivas pelo bem comum, como o Juprog (rede de judeus progressistas). Foi idealizador da Frente Inter-religiosa Dom Paulo Evaristo Arns por Justiça e Paz, além de membro de inúmeras iniciativas da sociedade civil na defesa dos Direitos Humanos e ativismo político.
Ativista incansável na promoção do Tikum Olam, o conserto do mundo, expressão tão conhecida no mundo judaico e que se traduziu de forma prática na sua trajetória através do amor às pessoas, dos anos de trabalhos em prol de todos que tiveram a sorte de participar das suas ações.
Sua lembrança estará sempre num toque de telefone tarde da noite para discutir com os amigos de caminhada uma nova ideia, para uma nova ação de ajuda a outras vidas a serem vividas como gente (mentsh), considerando a sacralidade inerente de cada ser humano, a cada mundo particular.
Sérgio realizou seu Tikum Olam. Em cada um de seus filhos, esposa, família e amigos. Inundou de consideração e amor fraterno cada alma que tocou.
Apesar de se dizer ateu, podemos falar sem exageros que Sérgio foi o judeu mais ecumênico do Brasil. Nunca deixou de acreditar na mágica da vida, em fazer acontecer no mundo o impossível. Realizou sempre o que se propôs com respeito a cada individualidade sem perder de vista o todo, o grupo, a família humana, a unidade.
Otimista incorrigível, nos lembrava de forma irritante que tudo iria dar certo. Nos desafiava a cada proposta e posicionamento diante de questões polêmicas.
Ah sim, adoravelmente polêmico e respeitado pelas vozes dissonantes. Estas tinham ciência da honestidade intelectual com que defendia suas convicções e ideais.
Um amigo nobre e precioso, sempre interessado no bem-estar de todos. Você partiu, mas seu legado permanece conosco.
Shalom, Salam nosso querido Sérgio Storch. Que sejamos dignos de continuar sua jornada sempre inspirados no seu exemplo de dedicação à todas as gentes deste mundo que ainda precisa de tantos consertos.
Seguimos não sabemos exatamente “o que fazer?”. Buscamos inspiração e ânimo nas suas ideias e em seus feitos. Sua causa, da Justiça e da Paz, é agora a nossa. Nosso Engenheiro das relações humanas que nos ensinou a agir no mundo.
Instituir este prêmio que leva o seu nome é, para nós, renovar a ligação de amor fraterno que nos deixou, espalhados que estamos por muitos lugares: no Brasil, em Israel, na Palestina e no mundo.
Contar a sua história, de que é possível sim a vida em fraternidade com tantas e valiosas diferenças, é inspiração permanente que manteremos.