Palestrantes

Palestrantes do Exterior

Ali Abu Awwad – Palestina

Proeminente ativista palestino da paz e defensor da não violência. Ele é o fundador do Taghyeer (Change), um movimento nacional palestino que promove a não violência para alcançar e garantir uma solução não violenta para o conflito. A história e os esforços de Awwad foram apresentados em mais de doze documentários, incluindo dois filmes premiados, Encounter Point e Forbidden Childhood . Pioneiro no Mundo Árabe e na Palestina por introduzir a não violência e a reconciliação. Acaba de ser premiado pelo World Peace Forum pelos seus esforços e iniciativas para construir a paz. Awwad está atualmente terminando seu livro de memórias chamado Painful Hope.

Davi Windholz – Israel

Presidente do Congresso. Bacharel em Educação (Univ Jerusalem), Mestre em Terapia Grupal Gestalt e Dinâmica de Grupo (Univ Tel Aviv), doutorado (não terminado) em Inteligência Emocional e Comunicação Não Violenta. Fundador e diretor da ONG Alternative Center, centro de educação para a paz e não violência, trabalhando com israelenses e palestinos. Projetos principais: Centro bilíngue hebraico-árabe para crianças e jovens judeus, cristãos, muçulmanos e drusos; One Billion Rising contra a violência à mulher, oficina de mediação de narrativas e solução de conflitos por meios NV; Coordenador do curso de facilitadores de grupo em sexualidade saudável. Membro do diretivo do Movimento “Two States One Homeland”, a favor de uma confederação Israelo-Palestina.

José Francisco de Almeida Pacheco – Portugal

Mestre em Ciências da Educação pela Universidade de Porto. Fundador da Escola da Ponte. Membro do Conselho Nacional de Educação e Comendador da Ordem de Instrução Pública – Presidência da República, Portugal. Autor de inúmeros livros sobre educação.

Robi Damelin – Israel

Porta-voz e diretora de Relações Internacionais do Fórum de Famílias e Círculo de Pais (PCFF) juntou-se à organização depois que seu filho foi morto por um atirador palestino. O PCFF é composto por mais de 600 famílias enlutadas palestinas e israelenses que acreditam na não violência e na reconciliação como meio de acabar com a ocupação e que deve haver uma estrutura para um processo de reconciliação como parte de qualquer futuro acordo político de paz. Todo o seu trabalho na Palestina e em Israel e internacionalmente é voltado para esse objetivo. Ela foi entrevistada pelos meios de comunicação de maior prestígio, CNN, BBC, Forbes, CBS, France 24, Indian TV etc. Ela apareceu em palcos como Albert Hall e Lincoln Center. Robi foi nomeada Mulher de Impacto em 2015 pela Women in the World e também foi selecionada pelo Instituto Joan B. Kroc para a Paz e Justiça da Universidade de San Diego como uma mulher pacificadora. Ela é a protagonista do premiado documentário One Day After Peace. Ela contribui regularmente para meios de comunicação em Israel e no exterior. Robi foi convidada para integrar o Conselho de Segurança das Nações Unidas em maio de 2022.

Pietro Nardella Dellova – Itália

Poeta e Professor. Doutor e Mestre em Direito/Filosofia (UFF e USP). Doutor e Mestre em Ciência da Religião/Literatura (PUC-SP). Autor de vários Livros, entre os quais, Adsum (1992); A Morte do Poeta (2009); Proudhon e Direito: Anarquismo, Propriedade e Kibutzim (2021); Judaísmo e Direitos Humanos (prelo). Membro do Grupo Accademia Napoletana, Itália. Prof. na Escola da Magistratura, RJ. Pesquisador CNPq.

Shuli Dichter – Israel

É um educador e empreendedor social israelense, bem como um pioneiro na luta por uma sociedade igualitária e compartilhada para judeus e árabes em Israel. Ele é o co-fundador e co-diretor do centro “NISAN” para pesquisa sobre sociedade compartilhada no Van Leer Jerusalem Institute; ex-CEO da rede “Hand in Hand” de escolas árabes-judaicas bilíngues e ex-co-CEO da “Sikkuy”, um importante grupo de defesa da igualdade em Israel. Atualmente, junto com seu sócio Dr. Ameer Fakhoury, Dichter está na fase final de edição da primeira adição de “Palestinian-Jewish Shared Society in Israel – Lexicon of Terms”. Ele mora com sua família no Kibbutz Ma’anit. Autor de: Compartilhando a Terra Prometida.

María Belén Garrido – Equador

É professora pesquisadora da Pontifícia Universidade Católica do Equador, pesquisadora da FLACSO, Equador, e Ph.D. estudante da Universidade Católica de Eichstätt/Ingolstadt. Seu Ph.D. a tese é sobre os movimentos de resistência civil no Equador entre 1997 e 2005. Sua principal especialidade e publicações são em paz e estudos de conflito com, foco particular na resistência civil no contexto de conflito armado e em sistemas semidemocráticos. Em 2019 colaborou como moderadora num curso online do ICNC e participou em diferentes formações organizadas pelo ICNC.

Elisabete Pinto da Costa – Portugal

Professora Auxiliar na Universidade Lusófona do Porto. Diretora do Instituto de Mediação. Investigadora do Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Mediação de Conflitos em Contexto Escolar. Coordenadora científico-pedagógica de projetos de mediação (em parceria com escolas e câmaras municipais). Autora da obra “Mediação de Conflitos na Escola: da teoria à prática”, das Edições Lusófonas e autora de vários outros artigos sobre mediação. Membro da Rede de Ensino Superior de Mediação Intercultural. Membro da CREea- Associação Europeia de Mediação Social. Membro da Conferência Universitária sobre Mediação e Conflitos (CUMEYC). Membro do Observatório da Conversidade. Membro da Federação Nacional de Mediadores.

Alexandre Pereira – Portugal

Líder na Spiritual Changemaking Initiative da Ashoka Global, na língua portuguesa. De abril 2022 a agosto 2023 foi diretor da área “Crianças e Jovens”, na Ashoka em Portugal. Os últimos 20 anos da sua vida profissional foram dedicados ao terceiro setor. Com uma educação transdisciplinar internacional), formal e não-formal em Artes Plásticas (FBAUL – LISBOA), Pós-Graduado em Comunicação, Imagem e Marketing (IADE – LISBOA) e em Comunicação Interna e Bem-estar nas Organizações (FCSH-NOVA, LISBOA).

Dalila Paulo – Portugal

Psicóloga Clinica e Psicoterapeuta Didata de orientação Transdisciplinar. Formadora em Educação Emocional e Intuitiva orientada para a transformação da Educação com experiência de formação de professores e jovens quer em meio escolar quer em grupos auto-organizados em Portugal Continental, Açores e Moçambique. Formadora em Metodologias de Aumento e Recolha da Inteligência Coletiva. Fundou e presidiu a Delegação Portuguesa da Unipaz

Michael Sela Avraham – Israel

Formado em medicina alternativa e estudos de história e antropologia das religiões. Fundador da Escola Floresta em Israel e da metodologia da mesma. A Escola Floresta situa-se em espaço aberto (sem salas de aula).

Maher Hassan Musleh – Austrália

Psicólogo clínico, mestre em Psicologia Social, Full Treiner em EMDR, terapeuta e supervisor em EMDR certificado pela AIBAPT, psicodramatista SOPSP – PUC), com formação em Terapia de Casal e família (Instituto J.L. Moreno). Formação em TCC pelo Instituto CETCC, Counsellor pela Australian Counselling Association, membro do grupo de estudos sobre prevenção de violência para a paz, agente do programa “Gente que faz Paz”, professor do curso Capacitação de Profissionais para Trabalhar com Violência Doméstica GEV/APTF), professor do curso de sexualidade da UNISAL, possui vasta experiência no atendimento a vitimizadores sexuais e formação e supervisão de profissionais para trabalhar com essa população, professor e supervisor do curso de Terapia Familiar (ESOFS/APTF). Autor do livro “Comunicação Pacífica A arte de viver em Paz”, pela Umanos Editora 2019 e coautor nos livros “Viagens Virtuais psicodramáticas”, pela Summus Editora 2022, “O Livro Amarelo”, pela Umanos Editora 2022 e “Pessoas e Psicologias”, pela Umanos Editora 2018 e “Pessoa e Qualidade de Vida”, pela Umanos Editora 2019 e “Justiça restaurativa em casos de abuso sexual de crianças e adolescentes”, pela Editora da secretaria de direitos humanos e o instituto Noos 2012 e “A violência doméstica e a cultura da paz”, pela editora Roca 2013

Palestrantes do Brasil

Ana Célia da Silva

Bacharel em pedagogia, Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia, professora titular aposentada da Universidade do Estado da Bahia – UNEB. Realizou pesquisas publicadas pela EDUFBa com os seguintes títulos: A discriminação do negro no livro didático; Desconstruindo a discriminação do negro no livro didático; A representação social do negro no livro didático – o que mudou? porque mudou?; Retrospectiva de uma trajetória de ações afirmativas precursoras a Lei 10.639/03 (autobiografia literária), entre outras

Roberto Crema

Formou-se em Ciências Sociais – Antropologia e em Psicologia. Realizou diversas formações humanísticas: Análise Transacional, Gestalterapia, Terapia Familiar, Bioenergética, Abordagem Centrada na Pessoa, Biodança. Em 1981 encontrou-se com Pierre Weil e, através do Cosmodrama mergulhou no movimento Transpessoal. Em 1987, com Pierre Weil, Jean-Yves Leloup e Monique-Thoenig, coordenou o I Congresso Holístico Internacional – I CHI, que impulsionou a fundação da Universidade Internacional da Paz – UNIPAZ. Como vice-reitor da UNIPAZ, introduziu no Brasil a Formação Holística de Base, que irradiou a universidade no Brasil, na Argentina, Portugal, França e Bélgica. Colaborou com Jean-Yves Leloup na criação do Colégio Internacional dos Terapeutas – CIT, que coordenou no Brasil durante vinte anos. Após a passagem de Pierre Weil, em 2008, assumiu a reitoria da UNIPAZ. Realizou um Master Europeen de Recherche na Universidade de Paris 13 em conjunto com a de Louvain-la-Neuve (Bélgica), a de Genève (Suíça) e o Cnam (França), centrada na Formação Holística de Base da UNIPAZ e sua convergência com a Abordagem Biográfica. É membro honorário da Associação Luso Brasileira de Transpessoal – ALUBRAT, Fellowship da Findhorn Foundation, autor e coautor de mais de trinta livros. Atualmente, com a Lydia Rebouças, orienta uma formação em Terapia da Inteireza na UNIPAZ de Brasília, e exerce atividades didáticas focadas na abordagem transdisciplinar holística no Brasil e no exterior.

Ari Marcelo Solon

Livre-docente, Doutor e Mestre em Filosofia e Teoria Geral do Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (FADUSP), instituição da qual é atualmente professor associado. Autor com livros e artigos publicados em filosofia do direito, teoria geral do direito, teoria do estado e semiótica dos antigos sistemas de direito. É membro da Ordem dos Advogados do Brasil, secção de São Paulo, da Associação dos Advogados de São Paulo, da Associação de Direito Judaico e do Instituto Brasileiro de Filosofia

Iyá Adriana de Nanã

Iyalorixá fundadora e sacerdotisa do Ilê Axé Omó Nanã, ativista dos direitos humanos e no enfrentamento ao racismo religioso, articuladora e educadora social, membro do Conselho Político da Ocupação Cultural Jeholu, idealizadora e co-coordenadora do Projeto Cabaça: Culturas de Matriz Africana e Economia Solidária na UNIFESP, co-autora do livro Lula e a Espiritualidade: Oração, Meditação e Militância. Diretora do Instituto de Estudos e Pesquisas Ilê Axé Omó Nanã.

Marcos Alan Ferreira

Professor Associado na Univ. Federal da Paraíba (UFPB). Bolsista Produtividade do CNPq (Nível 2). Doutor em Ciência Política pela Unicamp (2010) e Mestre em Relações Internacionais – Programa Santiago Dantas (UNESP/UNICAMP/PUC-SP) (2006). Membro da Secretaria de Assuntos com Sociedade e Governo da Comunidade Bahá’í do Brasil. Como Pesquisador Visitante, esteve na Univ. de Manchester (Reino Unido – 2018 e 2019), Univ. de Uppsala (Suécia – 2014) e Univ. de São Paulo (2021-2022). Foi membro do Conselho de Governança da IPRA (International Peace Research Association) entre 2016-2020. Atualmente, sua pesquisa é focada nos impactos da governança criminal e da violência estatal na paz do Brasil e da América do Sul.

Lydia Rebouças

Educadora e Cofundadora da UNIPAZ no Brasil (1987), exercendo o cargo de Vice-reitora. Psicóloga e Mestra em Psicologia. Facilitadora da Formação de Multiplicadores da “Arte de Viver em Paz” e “Arte de Viver a Vida”, obra-prima que Pierre Weil legou à humanidade.

Léo Gerchmann

Jornalista, trabalhou em redações como Zero Hora (13 anos) e Folha de S. Paulo (11 anos), além da Revista Placar, Correio do Povo e Jornal NH. Foi correspondente da Folha de S. Paulo em Buenos Aires (1997/98). Em 1998, fez uma pioneira cobertura online da Copa do Mundo da França, com a então inovadora transmissão de textos em tempo real, entre outras. Essa vivência o tornou um observador atento dos rumos que tomavam as comunicações, o jornalismo em si e as redes sociais, com sua rapidez e falta de regulação, o que resultou em mudanças profundas no jeito de reportar histórias (reportagem). Escreveu livros com atenção especial à diversidade no futebol, tais como “Coligay, Tricolor e de todas as cores”, “Somos azuis, pretos e brancos”, “A Fonte, a incrível história de Salim Nigri”, e “Uma história gremista de amor e inclusão”, sobre o IGT, braço social do clube. Também escreveu o infantil “Meu pequeno imortal”, “Reconquista” (trajetória do tricampeonato continental do Grêmio), “Jayme ao quadrado” (a biografia do jornalista Jayme Copstein), “Viagem à alma tricolor em 7 epopeias” e o recente “Revolução Digital na Copa da França”. Neste, muito em especial, fez um ensaio sobre o panorama das comunicações e as mudanças radicais pelas quais passaram. Além de formado em Jornalismo (1986, na UFRGS), é formado em Direito (1988, na PUCRS).

Iris Sinoti e Cláudio Sinoti

Iris Sinoti é baiana de Salvador, especialista em Terapia Junguiana, Recursos Humanos e Terapia Transpessoal. Cláudio Sinoti é paulistano residente em Salvador/BA. Especialista em Terapia Junguiana, curso de extensão em Educação Transpessoal, Educador Corporativo.
Ambos são escritores e idealizadores da Série/Documentário “Depressão: que tal conversarmos?”, lançada em 2023.
Em conjunto são autores das seguintes obras: “Ao Encontro de Si Mesmo: Reflexões sobre o ser humano e os desafios existenciais.” Editora Intelítera – “Em Busca da Iluminação Interior (Obs: obra em coautoria com Joanna de Ângelis)”. Leal Editora – “Amar a Vida e Respeitar a Existência”. FEP – Portugal

Rabino Guershon Kwasniewski

Dirige a Sociedade Cultural e Beneficente Judaica Brasileira desde 1996, em Porto Alegre, Brasil. Também pertence ao grupo de diálogo inter-religioso de Porto Alegre, do qual atua como coordenador desde 2014. Estudou no Seminário Rabínico Marshall T. Meyer Latino-Americano na Argentina e no Seminário Rabínico Schechter em Israel. É membro fundador da World Union for Progressive Judaism Latin America. Ele é membro da Conferência Central de Rabinos Americanos.Por seu trabalho inter-religioso, ele foi selecionado para participar do Programa de Liderança de Visitantes Internacionais organizado pelo Bureau de Assuntos Educacionais e Culturais do Departamento de Estado dos EUA. Ele estudou o curso sobre o uso do diálogo inter-religioso para fortalecer a paz, a reconciliação e a coesão social, desenvolvido pela KAICIID. Ele é um sonhador e realizador.

Dep. Olívia Santana

Política, ativista e professora brasileira. De 2005 a 2012, foi vereadora da cidade de Salvador/Ba . De 2015 a 2017, foi Secretária de Estado de Políticas para as Mulheres da Bahia . De 2017 a 2018, atuou como Secretária de Estado do Emprego, Trabalho e Esportes da Bahia. Em 2019, ela se tornou deputada estadual no Legislativo da Bahia. Foi a primeira mulher negra eleita deputada estadual na Bahia.

Paulo Roberto Loyolla Kuhlmann

Professor da Universidade Estadual da Paraíba em Relações Internacionais. Coordenador do Programa de Pós-graduação em Relações Internacionais. Dedica-se ao Estudos para a Paz e Segurança Mundial, Tratamento de Conflitos, Não Violência, Cultura de Paz (Comunicação Não Violenta, Mediação, Justiça Restaurativa, Círculos Restaurativos e de Diálogo, Sensibilização pela Arte para a Paz). Doutor (2007) e Mestre (2001) em Ciência Política pela Universidade de São Paulo, bem como vários cursos na área de Clown, além de cursos de Teatro, Mímica e Manipulação de Bonecos. Coordenador do Grupo de Estudos de Paz e Segurança Mundial (GEPASM/UEPB) e do Projeto Universidade em Ação, que lida com a Educação para a Paz por meio das Artes e das ferramentas de construção de Cultura de Paz.

Denis Plapler

Sociólogo (PUC-SP) e Mestre em Filosofia pela FEUSP. Consultor da UNESCO para MEC (2015-16). Educador e Coordenador do Colégio Viver, Projeto Âncora, Instituto Alana, Transparência Brasil, Instituto Singularidade. Atual presidente da Associação Janusz Korczak Brasil

Susan Andrews

Psicóloga e antropóloga formada pela Universidade de Harvard, fundadora e coordenadora da Ecovila Parque Ecológico Visão Futuro, no interior de São Paulo e coordenadora do FIB no Brasil.

André Luiz Actis

Cineasta, presidente e criador da Tv Pelourinho, fundada em 2008, já capacitando e incluindo para o mercado de trabalho audiovisual mais de 2 mil jovens periféricos em vulnerabilidade social nas áreas de produção, direção, roteiro, edição, fotografia e social média.

Alessandra Gaidargi

Professora Doutora, atuante nas áreas de Educação, Ensino e Pesquisa, Comunicação e Gastronomia. Formação superior em Pedagogia (2004), Comunicação Social – Jornalismo (2008) e Química (2022). Especialização em Docência no Ensino Superior (2009) e MBC em Comunicação Empresarial e Institucional (2011). Mestre (2013) e Doutora (2018) em Educação. Pós-doutorado em Educação e Culturas de Paz (2020). Autora do livro Pedagogia da Paz e outros seis títulos na área de educação. Especialista em Neurociência e Neuroeducação (2021). Dedica-se a pesquisas em Educação Dialógica, Culturas de Paz, Alimentação e Cultura, Educação e Tecnologias. Participa do Grupo de Pesquisa Justiça Dialógica (GRUPJUS) e contribui com a rede Pedagogia da Virtualidade.

Sami Storch

Juiz de direito, pioneiro mundial no uso das Constelações Familiares no judiciário e autor da expressão “Direito Sistêmico”. Mestre em Administração Pública e Governo (EAESP-FGV/SP). Docente da Escola Hellinger (Alemanha) e Coordenador da Pós-graduação em Direito Sistêmico pela Hellinger Schule/Faculdade Innovare. Autor do livro “A Origem do Direito Sistêmico”

Dr. Daniel Munduruku

Escritor e professor paraense, pertencente ao povo indígena Munduruku. Autor de 54 livros publicados por diversas editoras no Brasil e no exterior, a maioria classificados como literatura infanto-juvenil e paradidáticos. É graduado em Filosofia, História e Psicologia. Tem Mestrado em Antropologia Social pela USP – Universidade de São Paulo, Doutorado em Educação também pela USP e Pós-Doutorado em Literatura pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar. Já recebeu vários prêmios nacionais e internacionais por sua obra literária: Prêmio Jabuti CBL – Câmara Brasileira Do Livro, Prêmio da Academia Brasileira de Letras – ABL, Prêmio Érico Vanucci Mendes – CNPq, Prêmio Madanjeet Singh para a Promoção da Tolerância e da Não Violência – UNESCO, Prêmio da Fundação Bunge pelo conjunto de sua obra e atuação cultural, em 2018, entre outros.

Nei Alberto Salles Filho

Docente e pesquisador da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG/PR). Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG/PR), Pós-Doutor em Ensino de Ciência e Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Mestre em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP/SP). Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais Aplicadas (Mestrado/Doutorado) da UEPG/PR. Professor do Curso de Educação Física (Graduação) da UEPG/PR. Pesquisador dos grupos:(1) Cultura de Paz, Direitos Humanos e Sustentabilidade e (2) Direitos Humanos, Cidadania e Políticas Públicas. Coordenador do Núcleo de Educação para a Paz (NEP/UEPG) que atua na formação de recursos humanos em alternativas às violências e qualificação das convivências em espaços educacionais e não-educacionais. Desenvolve estudos sobre Educação e Metodologias de Ensino com ênfase nos temas: cultura de paz; educação para a paz; educação em direitos humanos; violências escolares; bullying; conflitologia; ecoformação e sustentabilidade. Na dimensão teórica discute prioritariamente a Teoria da Complexidade e as abordagens sociológicas, particularmente as Epistemologias da Sul.

Bárbara Tomiatti

Doutoranda em Estudos Internacionais em Paz, Conflitos e Desenvolvimento, pela Universitat Jaume I, Pós-graduanda em Psicologia Transpessoal pela UNIPAZ São Paulo, Mestra em Comunicação com Fins Sociais, pela Universidad de Valladolid e graduada em Relações Públicas pela faculdade Cásper Líbero. Com vivência internacional na Nova Zelândia e Espanha, é eterna mestra e aprendiz da Comunicação para a Paz. Está à serviço da vida como fundadora da Comunica com Alma, projeto internacional de Comunicação para a Paz e Desenvolvimento Humano.

Lama Padma Samten – Budista

Brasileiro, com formação em Física pela UFRGS onde foi professor por duas décadas. Posteriormente ordenado por seu mestre Chagdud Rinpoche como Lama budista da linhagem tibetana Ningma, fundou e dirige o Centro de Estudos Budistas Bodisatva presente em vários estados brasileiros. Seu foco é auxiliar as pessoas em suas vidas através da visão do Buda. Atua também no Instituto Caminho do Meio voltado a questões sociais, ambientais e educacionais. Suas áreas de interesse se estendem à proteção da natureza, à ciência, à educação e à construção de mundos melhores.

Carla Habif

Doutoranda em Relações Internacionais (PUC-Rio), desenvolvendo tese na área de resistências não armadas entre Palestina e Israel. Mestre em História Comparada pela Universidade do Rio de Janeiro (2015) e Bacharel em História pela Universidade Federal Fluminense (2009). Possui experiência na área de Relações Internacionais com atuação em diálogo intercultural e resolução de conflitos (Muslim Jewish Conference).

Sheik Rodrigo Jalloul – Muçulmano

Líder religioso do islã, feirante, defensor de direitos humanos e liberdade religiosa, protetor dos animais

Dr. Ivan Durães – Protestante

Pós-doutor em Educação, em Direito, em Ciências da Religião, em Antropologia. Doutor e Mestre em Direito. Mestre em Ciências da Religião. Bacharel em Direito, Filosofia e Teologia. Diretor de Regulação e Pesquisa na Faculdade Teológica Batista de São Paulo. Coordenador de cursos. Professor e escritor.

Hanayana Brandão

Doutoranda e Mestre em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal da Bahia, possui graduação em Comunicação Social – Habilitação em Rádio e TV pela Universidade Estadual de Santa Cruz (2005). Pesquisadora do Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (CULT), com pesquisas nas áreas de Políticas Culturais, Comunicação e Cultura, Tecnologias da Comunicação e Cibercultura, Cultura e Sociedade, Ditadura militar com especial interesse pelas temáticas de resistência cultural, censura e liberdade de expressão. É membro do grupo de pesquisa Observatório de Políticas e Gestão Culturais (UFBA). Foi Diretora de Organização Curricular e Pedagógica da Educação Profissional na Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC-BA), professora dos cursos de Jornalismo, Cinema e Vídeo na Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC), no curso de Pós Graduação em Gestão Pública da Universidade do Estado da Bahia e atualmente é professora da Pós Graduação em Gestão Cultural da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Na área de Comunicação tem experiência com ênfase em Televisão, Vídeo, Jornalismo, Comunicação Audiovisual, Sonoplastia, Marketing Digital, produção de conteúdo sonoro e produção de conteúdo para web e elaboração e coordenação de projetos culturais. Em 2005, recebeu da Sociedade Brasileira de Diabetes o I Prêmio de Imprensa SDB, nas categorias Televisão e Grand Prix; em 2015, o Prêmio Professor Imprensa – Região Nordeste, da Revista que leva o mesmo nome. Desde 2010 trabalha com educação à distância através do Programa Nacional de Formação em Administração Pública do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB).

Facilitadores de Oficinas

Estamos divulgando a organizações, educadores e terapeutas a possibilidade de apresentarem oficinas relacionadas com os temas centrais do congresso. Os candidatos preencherão um formulário e a Comissão Cientifica escolherá 40 oficinas de 45-90 minutos.

Olá, como podemos te ajudar?