O Congresso
A nossa visão educacional tem tudo a ver com a visão de Nelson Mandela de que ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, ou por sua origem, ou sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender. E se elas aprendem a odiar, podem ser ensinadas a amar.
Paulo Freire disse “não há saber mais ou saber menos, há saberes diferentes”. A rede Mãos para Paz será o ponto de encontro dos saberes teóricos e práticos da educação para paz e não violência, no qual entendemos que a paz é mais do que a ausência de guerra, é viver junto com as nossas diferenças – de sexo, raça, língua, religião ou cultura –, enquanto promovemos o respeito universal pela justiça e pelos direitos humanos.
Para incentivar o diálogo, decidimos realizar um Congresso Internacional de Educação para a Paz e Não Violência, presencial, na Cidade de Salvador-Brasil, mas as adversidades encontradas no caminho à realização do Congresso nos fizeram reestruturá-lo, tornando-o on-line e presencial, expandindo nossos horizontes com a possibilidade de incluir mais pessoas no mundo digital sem fronteiras, promovendo diálogo e riqueza de pensamento crítico e edificante.
A plataforma do Congresso on-line, com tradução simultânea para o português, espanhol e inglês, nos possibilita alcançar um público de diversos países e faixas etárias, proporcionando a tão necessária democratização do conhecimento de qualidade nas redes, no momento inundadas de correntes extremistas e com conteúdo de ódio e desinformação. Precisamos ocupar os espaços!
Por outro lado, as oficinas presenciais em várias cidades do Brasil, e talvez em outros países, darão mais uma dimensão ao nosso projeto na elaboração de ideias que contribuirão para criação e aprimoramento de políticas públicas e metodologias transformadoras, além de congregar em cada cidade um primeiro grupo de trabalho.
Nos meses de julho e agosto realizaremos 4 encontros on-line com o objetivo de introduzir a temática da educação e cultura da paz.
O Congresso ocorrerá nos dias 21, 22 e 23 de setembro de 2023. No dia 21, Dia Internacional da Paz (ONU), à noite, realizaremos a abertura do Congresso, presencial e on-line, com apresentações de grupos artísticos de Salvador. Seguindo dois dias intensivos de 6 sessões on-line com palestras e debates interativos.
Durante o mês de outubro realizaremos as maratonas de oficinas presenciais. Após o Congresso, seguiremos realizando encontros mensais, dando continuidade à troca de saberes.
É tempo de reconstrução e reinvenção das abordagens educacionais. Junte-se a nós e faça parte das potenciais soluções que teceremos juntos para diminuir a iniquidade e permanecer coesos na incessante busca da igualdade e da justiça socioambiental. Só assim teremos chance de dar chance à Paz.